4 petiscos que combinam com cachaça
Sabe aquela cachacinha envelhecida que há tempos você tem guardada no bar de sua casa? Pois bem. É chegada a hora de retirá-la da prateleira e preparar aquele petisco gostoso para degustar sua bebida em família!
Confira as dicas que separamos para você neste breve conteúdo e trate de unir sofisticação e aconchego em um momento para lá de prazeroso com as pessoas que você mais gosta! Lápis e papel na mão?
Torresminho
Sempre que se fala na integração de alimentos e bebidas, poucas uniões são capazes de superar a dupla torresmo e cachacinha. Por mais que o alimento sirva de petisco especial para a cachaça branca, que é aquela que leva um pouco mais de acidez em sua composição, é preciso prestar atenção em outros pontos. Um deles é a temperatura resfriada da bebida.
Além disso, uma maneira mais gourmetizada de preparo do torresmo dá conta de sua composição com alho e limão. O contraste dos temperos com a cachaça fica simplesmente incrível!
Além do torresminho, outras opções que combinam bastante com as cachaças são os caldos, sopas e demais entradinhas similares. Embora protagonizem uma dobradinha inigualável com as cachaças de média acidez, o sabor do prato fica incrível em praticamente qualquer momento e circunstância.
Feijoada
Sabe aquela famosa feijoada normalmente servida às quartas e sábados? Pois bem. Poucas opções de pratos tipicamente brasileiros combinam mais com cachaças, outra bebida nacional, do que as feijoadas. Sobretudo quando combinada com uma cachaça envelhecida, que é aquela que possui sabor e aroma mais acentuados, a feijoada é daqueles petiscos que dão água na boca.
Em alguns casos, o próprio preparo do prato pode ser baseado na utilização da cachaça, confirmando um aspecto mais gourmet à opção sem fazer com que o sabor seja prejudicado. Muito pelo contrário.
Frutos do mar
Enganam-se aqueles que pensam que somente carnes vermelhas, torresmo e feijoada combinam com a boa e velha cachacinha. No caso dos frutos do mar, como peixes, lulas, mexilhões, mariscos e camarões, também é possível protagonizar uma degustação de ponta com diferentes opções da bebida.
O tipo de cachaça ideal para esse tipo de comida é também o branco, que trata das cachaças mais encorpadas com baixa acidez. Assim como acontece no caso da feijoada, neste exemplo a cachaça em si também precisa ser servida em temperatura ambiente para que seu processo de degustação não seja prejudicado. Muito pelo contrário.
Queijos
O último item de nossa lista trata a respeito dos queijos, que, ao contrário do que muitos pensam, acompanham não somente o vinho, mas também as cachaças com alto padrão de qualidade. Opções como Minas e Brie combinam mais com cachaças brancas.
Em contrapartida, outras variações do alimento, como gorgonzola, provolone e parmesão, têm na cachaça mais encorpada e envelhecida seu par ideal. Além deles, algumas frutas e sobremesas também têm indicação de consumo atrelado a uma cachaça de ótima procedência.
Para saber mais e ficar por dentro de tudo o que há de melhor em termos de harmonização e opções de cachaças, conte com a BullHof!